Perfil Corporativo & Histórico

GBT é a primeira empresa biofarmacêutica latino-americana que promove a inovação, sendo o resultado da integração bem-sucedida de três sólidas empresas latino-americanas de especialidades farmacêuticas complementares: Biotoscana, United Medical e LKM. Por meio de um processo de transformação que durou quatro anos, a Companhia construiu uma robusta carteira de produtos farmacêuticos especiais de alta tecnologia. Abaixo, uma breve descrição do histórico do GBT:

  • 2011
  • 2014
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • Aquisição da Biotoscana Farma S.A., uma das empresas líderes no mercado de especialidades farmacêuticas na região dos Andes com operações na Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Peru.

  • Aquisição da United Medical Ltda., uma das principais participantes do mercado farmacêutico brasileiro com operações no Brasil, tendo iniciado a promoção de outros produtos de marca que incluem, AmBisome®, Truvada®, Viread®, Vidaza® e Sovaldi® , também operando seu hub logístico na América Latina localizado na Zona Franca do Uruguai.

  • Aquisição da LKM, uma das principais participantes do mercado de produtos oncológicos e no tratamento do vírus HIV na região da América Latina, com operações na Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A aquisição da LKM em 2015, permitiu ao grupo complementar a carteira de produtos especializados do Grupo Biotoscana ao integrar o pipeline de produtos em desenvolvimento de última geração da LKM, seu sólido portifólio de produtos genéricos de ponta, inclusive as marcas Ladevina®, Timab®, Rembre®, Enzastar®, Zyvalix®, Tuberbut® e Telavir®, bem como suas instalações de fabricação na Argentina.

  • Início das operações do Grupo Biotoscana de Especialidad, S.A. de C.V. no México, expandindo a presença do Grupo. Além disso, no mesmo ano foi estabelecida a sede global da Companhia, em Montevidéu, Uruguai.

  • GBIO33

    GBT conclui seu IPO em julho, com suas ações negociadas no segmento BDR Nível III da B3, sob o código GBIO33 e no segmento Euro MTF da bolsa de valores de Luxemburgo.

Perfil Corporativo

A Biotoscana Investments S.A. é uma sociedade anônima constituída segundo as leis de Grão-Ducado de Luxemburgo. O Grupo Biotoscana foi constituído em 16 de agosto de 2011 e atualmente é holding do Grupo GBT. O Grupo é controlado pelo Advent International, Essex Woodlands, Guttmann e Friedlander.

GBT é a primeira empresa biofarmacêutica integrada da América Latina que promove a inovação, voltada principalmente para o desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos avançados, com o objetivo de verdadeiramente tratar as necessidades médicas não atendidas.

Sediada em Montevidéu, Uruguai e presente em 10 países em toda a América Latina, o GBT oferece uma infraestrutura inigualável dentre seus pares. A Companhia conta com cientistas, médicos, farmacêuticos, profissionais regulatórios, vendas, marketing, especialistas de acesso e uma equipe de apoio dedicada espalhada em toda a região cujo objetivo é melhorar a vida das pessoas e recuperar as esperanças de pacientes em condições severas e debilitantes.

GBT foca em produtos que fazem a diferença na prática médica e que transformam vidas de maneira profunda e significativa. Nossas principais áreas de atuação são oncologia, oncohematologia, doenças infecciosas severas, condições genéticas e raras, assim como imunologia e inflamação. Nossos produtos se destacam entre os medicamentos mais avançados disponíveis ao gênero humano, lançados ao mesmo tempo em grande parte dos mercados mundiais desenvolvidos, tais como os Estados Unidos, Europa e Japão.

Para que isso fosse possível, a GBT foi pioneira no modelo de Open Innovation na América Latina. Conceito mais avançado em pesquisa clínica, o Open Innovation reconhece que as empresas não podem mais agir por conta própria. Em um mundo interconectado, o ecossistema da ciência tornou-se interdependente e permeável. Uma empresa moderna baseada na pesquisa pode e deve utilizar ideias externas, assim como internas à medida que busca avançar sua tecnologia. Existem dificuldades em manter os limites entre a pesquisa do GBT e seu ambiente permeável, de modo que as inovações podem ser facilmente transferidas internamente e externamente. O GBT regularmente estabelece parcerias clínicas com algumas das mais inovadoras companhias biofarmacêuticas globais, fornecendo um importante pipeline de novos produtos, complementado com tecnologia criada em nossos próprios laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de última geração, bem como parcerias com universidades e centros de pesquisa locais e internacionais para os produtos BGx (ativos genéricos de marca).